O Chevrolet Opala Foi o 1º automóvel de passeio fabricado pela General Motors no Brasil,tendo sido produzido de 1968 a 1992.
Seu Projeto(chamado 676)demorou cerca de 2 anos,sendo apresentado na abertura do VI Salão do Automóvel de São Paulo,num sábado,dia 23 de novembro de 1968,já como linha 69.A fórmula do Opala combinava a carroceria alemã do Opel Rekord C/ Opel Commodore A,fabricado de 1966 a 1971,à mecânica norte-americana do Chevrolet Impala.Ao longo de seus 23 anos e 5 meses de produção contínua,passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas,sendo fabricado na cidade paulista de São Caetano do Sul,localizada numa região metropolitana de São Paulo,até o dia 16 de Abril de 1992,uma quinta-feira.Durante o Período em que esteve em produção,foram oferecidas paralelamente duas opções de motores ao Opala:4 ou 6 Cilindros,tanto para as versões básicas,quanto luxuosas ou esportivas.Todos os Motores usados no Opala foram derivados de Motores da Chevrolet norte-americana.Essa mistura,onde combinava-se um Motor americano e carroceria alemã,curiosamente resultou na peculiaridade de conviverem no mesmo projeto componentes com especificações técnicas baseadas no sistema de medidas inglês,nos componentes do motor e transmissão,e no sistema métrico usado na Alemanha e no Brasil nas demais partes do veículo.
O Opala SS foi lançado em 1971 para disputar o mercado de carros esportivos,e vinha com acabamento esportivo:volante de 3 raios,bancos individuais,cambio de 4 marchas no assoalho,rodas esportivas,e pintura especial com faixas esportivas;em alguns anos também com capô e painel traseiro na cor preta.O painel vinha com marcador de RPM com escala de 0 a 6000rpm,com a faixa amarela sinalizando atenção de 4500rpm a 5000rpm e marcação em vermelho até o final em 6000rpm-nos motores 250/s,o conta-giros marcava até 7000rpm.A partir de 1974,passou a ser oferecido também com o motor de 4 cilindros e 2.5 Litros.
Em 1976 estreava o motor 250/S com tuchos mecânicos(apenas nesse ano),e taxa de compressão elevada em 0,7 ponto,o que levou a revista 4 Rodas elege-lo o carro mais veloz do Brasil.com 190,47 km/h,superando o Dodge Charger da Chrysler e o Maverick da Ford.A versão SS foi oferecida com 4 portas somente em 1971.Em 1974 ganhou a opção do motor 2.5(151)4 Cilindros que durou até 1980.
By:@Juninhocraw
Nenhum comentário:
Postar um comentário